quarta-feira, 30 de abril de 2008

Sabores Orientais

A nossa sociedade foi invadida por mil sabores vindos de culturas bem distantes da nossa, desde retaurantes chineses, tailandeses, indianos, tibetanos até aos japoneses a escolha é grande e variada, mas nem sempre será a mais acertada. Hoje decidimos dar um saltinho ao Japão, cuja cozinha é conhecida essencialmente pela ingestão de peixe cru mas que vai muito além desta ideia. É uma culinária agradável, leve, deliciosa, baixa em calorias, com uma apresentação vistosa e extremamente saudável.

Já se perguntaram o porquê da silhueta (excluindo os lutadores de sumo!) elegante dos japoneses? Em grande parte atribui-se à sua dieta! Os alimentos sao fervidos, cozinhados na cataplana, na grelha, ao vapor,cozidos ou em caldo de forno lento; utilizam pouca gordura, não incluem molhos muito fortes nem indigestos utilizando temperos suaves de modo a conservar o sabor natural dos alimentos.
Inicialmente a sua comidapoderá parecer insípida, podendo levar algum tempo e experimentação para apreciar o seu sabor. A frescura e qualidade dos alimentos crus é muito importante e para além disso os japoneses acreditam que a comida deve ser tao boa quanto parece, daí a apresentação ser bastante criativa e atractiva.

Os alimentos principais da dieta japonesa sao o arroz que é a fonte básica de hidratos de carbono e proteínas; o peixe fresco importante pelos seus ácidos gordos ómega 3 e vitamina B12; uma grande variedade de legumes que proporcionam vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras; os derivados de soja (tofu, miso, molho de soja, ...) que é rica em proteínas, ferro e minerais (sobretudo iodo), até o picante wasabi (rábano japonês) que é um importante descongestionante nasal constitui uma fonte importante de vitamina C.
Os pratos são servidos todos ao mesmo tempo, comendo-se pequenas porçoes de cada prato sucessivamente. A refeição pode ser acompanhada por chá (verde ou de jasmim) ou pelo habitual saké (bebida alcoólica japonesa feita a partir do arroz).

Ficam aqui algumas regras de etiqueta:
  • Não se deve deixar arroz no prato. Visto ter sido um alimento básico para os japoneses durante muitos séculos é considerado uma falta de educação!
  • Nunca espetar a comida com os pauzinhos. Os pauzinhos também nunca devem tocar na mesa, devem estar pusados num prato para pauzinhos, no rebordo do prato ou mesmo num simples guardanapo.
  • Nunca se servir de bebida. Serve-se os outros e espera-se que nos sirvam, nunca enchendo o copo em demasia. Como o copo vazio significa que se quer beber mais, se não quiser beber mais deixe um pouco de bebida no fundo do copo.
  • É educado sorver o chá, a sopa e a massa, é sinal de que se está a gostar e ajuda a arrefecer.
  • Quando se recebe ou oferece comida é de boa educação levantar a tigela

Curioso (a)? As refeições não são fáceis de preparar mesmo seguindo um bom livro e os restaurantes são dispendiosos, mas fica aqui um conselho, vale a pena experimentar!!!

No Porto aconselhamos ITAMAE, na Rua Miguel Bombarda, junto ao Palácio de Cristal.
Está fechado ao domingo e à segunda-feira ao almoço. Ao jantar de sexta e sábado torna-se um pouco demorado porque as refeições são todas preparadas na hora. Mas vale a pena esperar!

Expreite também, no cantinho dos sabores, a sugestão da receita japonesa que seleccionamos para si!

Bom Apetite*

1 comentário:

Cláudia Ferreira, Joana Gomes e Sara Miranda, disse...

Excelente meninas... sempre tive curiosidade em relação à comida japonesa, mas nunca tive oportunidade de experimentar, talvez por não conhecer o restaurante mais confiante, adorei a dica. e as regras à mesa... muito bem pensaram em tudo, esta é sem dúvida uma boa mensagem... beijinhos Cláudia (esparregado de ideias)