domingo, 27 de abril de 2008

Organismos Genéticamente Modificados (OGMs)

A Genética é uma ciência do séc XX que contribui significativamente para a sustentação do crescimento populacional, produzindo maiores quantidades de alimentos de origem vegetal, aumentando a produtividade e contribuindo para uma maior longevidade humana. Neste campo, surgiram novas técnicas biotecnológicas com a produção e pesquisa de plantas e animais transgénicos ou genéticamente manipulados. As primeiras experiências com plantas transgénicos foram realizadas em 1986 no E.U.A e em França. As culturas mais testadas têm sido o milho, a soja, o tomate, a batata e o algodão. Na maioria dos casos, as características genéticas introduzidas foram tolerância a herbicidas, resistência a insectos e a vírus e ainda a qualidade do produto.
Os O.G.M.'s começaram a ser introduzidos em maior escala no mercado mundial em 1996. Desde então, os consumidores dos principais paises europeus têm se manifestado abertamente contra a introdução destes alimentos no mercado, particularmente sem uma conveniente rotulação que os identifique.


Com o aparecimento de plantas mais resistentes a determinadas pragas pode reduzir-se ou mesmo anular a necessidade do uso de pesticidas que podem ser bastante prejudiciais para o meio ambiente, podem produzir-se colheitas mais abundantes e que se deteriorem mais lentamente levando a que este tipo de alimentos possam ter custos inferiores e ser transportados por distâncias maiores ou ainda criar-se O.G.M.'s com determinados objectivos nutricionais como por exemplo arroz transgénico com elevados níveis de ferro de forma a combater a anemia.
Por outro lado a manipulação genética é uma ciência recente e pouco conhecida, o que significa que as consequências para um ecossistema, vindas da introdução de um trangénico, são dificilmente previsíveis na sua totalidade. Com isto quer chamar-se a atenção que a utilização de O.G.M.'s pode ter um impacto ambiental com consequências maiores que as esperadas, como por exemplo a destruição de uma cadeia alimentar. Há com isto que atentar que as populações de pragas ou organismos causadores de doenças podem vir a adaptar-se à planta transgénica como acontece com o uso de insecticidas.
Bom Apetite*

Sem comentários: