segunda-feira, 21 de abril de 2008

Rota do Chá

A planta cujas folhas dão origem à bebida mais apreciada em todo o mundo, o chá, é uma camélia cujo nome científico é Camellia sinensis. No estado selvagem esta planta pode atingir aproximadamente dez metros de altura. Quando é cultivada esta é podada, adquirindo por isso a forma de arbusto. As folhas são verde-escuras, firmes, brilhantes, de forma elíptica e ligeiramente dentadas, podendo atingir um comprimento de 8cm com 2 a 3 cm de largura. As flores são brancas, pequenas e delicadas; dão um fruto semelhante à noz moscada com uma ou duas sementes.
O seu habitat natural abrange uma vasta área, da Índia à Birmânia, da China à
Indonésia. Claro está que os sabor final e a qualidade do produto são influenciados por diversos factores - clima, solo, altitude, condições em que é colhido, bem como a própria mistura, empacotamento, transporte e armazenamento.


Durante muito tempo pensou-se que o chá verde e o chá preto correspondiam a plantas distintas, percebendo-se depois que a diferença estava apenas relaccionada com o modo de processamento do chá. Assim os diferentes modos de processamento dão origem, não só aos seis tipos de chá - branco, verde, oolongo, preto, aromático e prensado, como muitas outras variedades dentro da mesma categoria perfazendo um total de 3000 chás em todo o mundo.



Chá Branco é produzido numa escala muito limitada, no Sri Lanka. Os botões novos são colhidos antes de abrirem, são postos a murchar ao ar para permitir a evaporação da humidade natural e depois são secos. Dão um néctar muito claro, cor de palha.



Chá Verde as folhas acabadas de colher secam e de seguida são passadas pelo calor para evitar a fermentação (ou oxidação), que faria apodrecer a folha. Embora já pouco usado, segundo o método tradicional, as folhas acabadas de colher são espalhadas em finas camadas, ao ar livre sobre tabuleiros de bambu e expostas ao sol durante uma ou duas horas. De seguida as folhas são colocadas, em pequenas quantidades de cada vez em assadeiras quentes e remexidas rapidamente com as mãos. À medida que ficam macias e a humidade natural se evapora, as folhas flexíveis são enroladas em bolas em mesas de bambu, voltando quase de imediato para as assadeiras onde são remexidas rapidamente antes de serem enroladas pela segunda vez. Uma ou duas horas depois as folhas adquiriem um tom verde-seco e acinzentado. São peneiradas para se separarem segundo as diferentes dimensões.



Chá Oolongo é geralmente considerado como "semi-fermentado", e é manufacturado sobretudo na China e em Taiwan. Para tal é necessário que as folhas não sejam colhidas demasiado cedo e que sejam tratadas logo após a sua colheita. São primeiro secas à luz directa do sol e depois sacudidas em cestos de bambu. Seguidamente são alterndamente sacudidas e espalhadas ao ar, até a superfície da folha ficar ligeiramente amarela. Os oolongos são sempre chás de folha inteira, nunca é partida durante o enrolamento.

Chá Preto
os métodos e as variantes diferem consideravelmente entre as várias regiões de produção, no entanto o processamento envolve sempre 4 fases básicas: murchar/secar, enrolar, fermentar e secar.

Na primeira fase o objectivo é fazer a folha perder àgua por evaporação, para que não quebre durante o enrolamento. Assim as folhas são estendidas em tabuleiros de ripado, sobre telas de nylon ou ainda em redes metálicas através das quais se faz passar uma corrente de ar quente. Esta operação dura cerca de 16 a 24 horas. Depois a folha murcha é enrolada. O objctivo é destruir a membrana interiror das células permitindo que os vários componentes químicos, nomeadamente enzimas, se misturem entrando em contaco com elementos anti-oxidantes, essencial para a cor e sabor definitivos. Actualmente o enrolamento ja é mecanizado, bem como as restantes fases do processo.
Segue-se então a fermentação. As folhas são espalhadas em tabuleiros e colocadas numa atmosfera fria e húmida para absorverem oxigénio, dando-lhes um tom entre o verde e o vermelho acobreado.
Finalmente a secagem que tem como finalidade parar a fermentação. Tem uma duração de, aproximadamente 20 minutos a uma temperatura de 90ºC. É nesta fase que as folhas se tornam negras e adquirem o seu identificável cheiro a chá.

Tanto o chá verde como o oolongo ou o preto servem para o fabrico de chás aromatizados. Os sabores adicionais são misturados com a folha preparada, numa fase final, antes do chá ser embalado. Por exemplo, para o chá de jasmim introduzem-se as flores de jasmim inteiras no chá verde ou preto. Os chás com sabor a frutos são, geralmente, feitos através da mistura de óleos essenciais dos frutos com o chá ja processado.
As tisanas de frutos, flores ou infusões que não contêm qualquer produto da Camellia sinensis não devem ser confundidos com os chás aromatizados ou com sabores.




Na sáude...
  • O chá tem um papel importante no equilíbrio dos fluidos corporais.
  • Estimula os sucos gástricos e o metabolismo (ao nível dos rins e fígado) contribuindo para a eliminação de toxinas e outras substâncias indesejáveis.
  • Contém flúor que pode reforçar o esmalte dos dentes e ajudar a reduzir a formação de tártaro através do controlo da bactérias na boca. Desta forma actua também como defesa contra as doenças das gengivas.
  • Pensa-se também que o polifenol (um dos componentes do chá) ajuda a inibir a absorção de colesterol na corrente sanguínea prevenindo a formação de coágulos. Assim verificamos a possibilidade de efeitos benéficos do chá em relação às doenças cardiovasculares.

Bom Apetite*

2 comentários:

Ângela Carvalho e Hélia Barros disse...

Este tema merece o nosso comentário uma vez que aprofundaram um tema também referido por nós num dos nossos posts. É sempre interessante referir alternativas naturais, de forma a evitar o recurso a químicos.

Espreitem também o nosso ;)

Alexandra Pereira & Ana Rita Lemos & Marta Rola disse...

Olá meninas! Não podia deixar de comentar este post, visto ser uma grande apreciadora de chá! Achei muito interessante abordarem os vários tipos de chá. O chá é muito importante para o nosso organismo e só nos faz bem, tal como vocês referiram!
Parabéns pelo blog!
Bom trabalho!