domingo, 6 de abril de 2008

Cogumelos, Mushrooms, Setas, Funghi, Champignons, Svampen

Os cogumelos povoam a culinária de diversos países sendo conhecidas cerca de 69 000 espécies que podem ser utilizadas em sopas, saladas ou como acompanhamento, no entanto, nem todos conhecemos as suas propriedades nutricionais e os benefícios que podem trazer a nossa saúde.

Apesar das muitas espécies comestíveis disponíveis a maioria apresenta uma morfologia característica, que consiste num chapéu e num pé. O chapéu é considerada a parte superior, local de produção dos esporos, e o pé que se encontra ligado ao chapéu é o meio de comunicação com o solo. Apesar da morfologia comum as características morfológicas microscópicas e macroscópicas internas e externas variam de espécie para espécie, apresentando diferentes formas, tamanhos, cores, cheiros e texturas.

Em Portugal existe a tradição de colher cogumelos silvestres em determinadas alturas do ano, tradição que passa de geração em geração e que tem como destino o consumo próprio, mas nem sempre as espécies são comestíveis e esse hábito pode por vezes levar à ingestão de espécies tóxicas muito semelhantes às comestíveis, pelo que é desancoselhável fazê-lo sem experiência. No Alentejo, por exemplo, as espécies mais apreciadas são a silarca (Amanita ponderosa), as pucarinhas (Macrolepiota procera), a laranja (Amanita caesarea) e algumas trufas ou túberas (espécies do género Tuber e Terfezia). Aqui fica um site para consulta das espécies comestíveis: http://fungos.net/site/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=28

Os cogumelos foram utilizados ao longo da história do homem mas, nem sempre com o mesmo propósito. Na medicina tradicional chinesa por exemplo, as suas propriedades bioquímicas foram e são ainda (apesar de pouco acreditadas na comunidade científica) utilizadas com capacidades curativas; algumas espécies funcionam como fonte de corante natural sendo utilizadas em tinturarias; são ainda reconhecidas as suas prorpriedas alucinogénicas que são utilizadas por algumas tribos em rituais religiosos e com fins menos produtivos na nossa sociedade.

Apesar de tudo o cogumelo é visto como um alimento na nossa dieta diária, sendo constituído por 90% de água tem poucas calorias; as suas fibras controlam o nosso peso, previnem doenças cardiovasculares e o bom funcionamento do intestino. A sua composição nutricional é uma mais valia para o nosso organismo:

- a vitamina B protege a pele, a visão, o sistema nervoso central, o aparelho digestivo, circulatório e urinário;

- o potássio intervém no metabolismo celular;

- o selénio desempenha um papel importante ao nível do sistema imunitário, tiróide e no aparelho reprodutor masculino;

- previne as doenças cardiovasculares uma vez que não tem gorduras e reduz os índices de glicose sanguínea bem como os níveis de mau colesterol;

- possui acção anti-cancerígena.

O consumo de cogumelos é benéfico, saudável e acima de tudo saboroso!

Bom Apetite*

4 comentários:

Anónimo disse...

Boas noites...vejo que continuam com o bom trabalho aqui pelo blog e que é actualizado frequentemente.Parabéns para além de ser interessante tem cor e é bastante interactivo...A respeito disso ponham mais sondagens gosto bastante =) Beijinhos continuação de bom trabalho

Tiago Freitas

Anónimo disse...

Ah e também queria dizer que para além de ser o primeiro a comentar fui o visitante 500 =) Ha algum prémio para isso?*

Tiago Freitas

Mariana Batista, Raquel Neto e Rita Monteiro disse...

Olá Tiago!
acho que sim que mereces um prémio de assiduidade! vou conferenciar com a mari e em breve serás informado!
beijinhos
raquel =)

Anónimo disse...

Parabéns pelo Blog e pelas descrições que apresentas. Óptimo trabalho!
Se me permites, deixo a informação que no dia 11 de Maio realizaremos uma actividade de apanha de tuberas e degustação. Mais informações no site www.fungos.net Apareçam e deliciem-se!