segunda-feira, 28 de abril de 2008

Água com gás


A água gasocarbónica commumente conhecida por "água com gás" apresenta características químicas que durante muitos anos foram utilizadas para combater as indisposições digestivas. Actualmente evidenciam-se outras potencialidades visto que estas águas são ricas em vários elementos saudáveis, podendo ser consumidas em qualquer momento. As suas propriedades advêm do facto destas estarem protegidas da poluição e de outros factores externos, uma vez que circulam profundamente no subsolo percorrendo zonas rochosas, o que lhes permite incorporar no seu percurso vários minerais.

Acerca da água gasocarbónica surgiram ao longo do tempo alguns mitos que procurams desmistificar:

Água com gás causa celulite

Não existem estudos que comprovem uma associação entre o consumo de água gasocarbónica e o aparecimento da celulite. Comprovado está que o seu consumo, para além de hidratar, elimina toxinas do organismo.

Gás presente na água mineral natural engorda

As águas com gás não possuem qualquer valor calórico, portanto não engordam. A sensação ocasional de estar cheio devido à presença do gás pode até ajudar a reduzir a sensação de fome.


Ingestão de água mineral natural facilita a recuperação após o esforço físico

Existem vários estudos que indicam que a ingestão de águas bicarbonatadas e mineralizadas, além de favorecerem uma mais rápida hidratação, podem facilitar a capacidade tampão do sangue, impedindo a acidificação deste. O bicarbonato presente na água pode, por isso, ser útil para os desportistas nos momentos que antecedem as competições, durante e após estas.

Águas com gás descalcificam os ossos

O cálcio presente nas águas com gás que sejam bicarbonatadas - sódio ou magnésio - pode ajudar na manuntenção da massa dos ossos, uma vez que são uma fonte rica em sais minerais.
A hidratação correcta, uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico são os determinantes da saúde óssea.

O gás presente na água causa problemas de estômago

O bicarbonato é um nutriente que está presente em quantidades elevadas em algumas águas, e actua, quando os alimentos chegam ao estômago, como umas das principais barreiras protectoras. Desta forma ajuda a combater a excessiva acidez produzida por alguns alimentos. O dióxido de carbono é um elemento dominante no gás que estimula as papilas gustativas, acelera a secreção gástrica e activa o esvaziamento do estômago.

A água com gás provoca pedras nos rins

Ao contrário do que se diz o consumo de água com gás ajuda a manter a saúde dos rins e a eliminar toxinas e desperdícios do corpo, sem aumentar a excreção de cálcio.



Quem disse que as águas minerais gasocarbónicas só devem ser consumidas quando de está indisposto está enganado! Engarrafadas na nascente, estas águas constituem uma forma natural de manter o equilíbrio do organismo.

Bom Apetite*

3 comentários:

Anónimo disse...

Se houvesse oscares para o Blog mais lindo este ganhava dois de uma vez =)
Parabéns continuem*

AnaIsabelBrito AnaRitaMoreira disse...

As águas com gás são claramente cada vez mais parte do panorama de bebidas, inovando cada vez mais em termos de sabores. É importante desmistificar e mantermo-nos informadas sobre este produto que consumimos com mais ou menos regularidade.

Optimo post !

Anónimo disse...

Muito mal se dizia sobre a agua com gas e afinal é tudo um pouco errado se não completamente absurdo.
Obrigado por esclarecerem