sexta-feira, 14 de março de 2008

A publicidade influencia a obesidade?

Nos dias de hoje a obesidade infantil é, cada vez mais, uma problemática com grande impacto social, as causas variam mas existem factores comuns à maioria dos casos.

O aumento da violência nas sociedades faz com que as crianças permaneçam em casa e isso influencia o seu quotidiano. As brincadeiras ao ar livre e a actividade física daí adjacente são substituídas pela televisão, computador e consolas criando um mundo de fantasia que lhes permite viajar, viver aventuras e romances sem sairem de casa.

Existem estudos que indicam que uma criança vê em média cinco horas de televisão diárias, durante esse tempo a criança está sujeita a todo o tipo de publicidade a ela direccionada, desde brinquedos, a bolachas, bolos, refrigerantes, doces, gorduras (batatas fritas); todos estes produtos são publicitados de modo a captar a atenção dos mais novos, despertando-lhes a imaginação.

A obesidade infantil pode conduzir a doenças graves como a diabetes e as doenças cardiovasculares, os próprios canais deveriam filtrar a publicidade que é dirigida ao público, não só infantil mas também adulto. Estas empresas gozam de um poder muito forte influenciando milhões de pessoas todos os dias e poderiam fazê-lo de um modo positivo.

Convidamos-te a assistir a alguns anúncios, que talvez já conheças, mas talvez agora os vejas com um olhar diferente!

Bom Apetite*





2 comentários:

CSI - COMIDA SOB INVESTIGAÇÃO disse...

Olá!
Concordo plenamente. A obesidade infantil é hoje uma realidade que não deve ser negligenciada. A eduação e sensibilização das crianças e também dos seus educadores para a adopção de uma alimentação saudável é fundamental. E tendo em conta que hoje em dia a televisão é um dos meios com maior influência em crianças e jovens, deveria ser o veículo promotor desta educação e não um meio que dirige grande parte dos seus anúncios pblicitários para estas faixas etárias, influenciando hábitos alimentares muito negativos. No nosso blog colcámos um estudo sobre isso, que refere que na televisão portuguesa a maior parte dos anúncios publicitários, para além de dirigidos a crianças e jovens, publicitam produtos alimentares com elevado conteúdo em açucares! É alarmante. Por isso é bom ver que, tal como nós, abordaram este tema. Espero que possamos consciencializar educadores e crianças para este problema de ordem social.
Gostei muito do vosso blog. Continuem!

Diana Saraiva

Rita Pires disse...

Hoje em dia "bombardeiam-nos" com publicidade e nós não nos damos conta de que isso acontece.
Não só as crianças são susceptíveis aos anúncios, como também os adultos.
Quantas vezes vamos ao supermercado e compramos algo sem darmos conta que estamos a ser influenciados? Muitas, muitas vezes!
Não só o estilo de vida piorou nas últimas décadas (stress, sedentarismo, etc), como também a publicidade demora cada vez mais e é mais "apurada"...
A culpa não pode cair só do lado dos vendedores e dos publicitários, mas também nós devemos estar mais atentos.
Se ainda não estamos imunizados em relação a todo este tipo de entretenimento, temos de saber desligar a televisão quando necessário!