Os frutos vermelhos são uma excelente fonte de antioxidantes, especialmente o mirtilo, a groselha e a acerola. Os antioxidantes têm vindo a desempenhar um papel de extrema relevância em relação ao envelhecimento, para além do fornecimento básico de vitaminas e nutrientes ao organismo ajudam a combater as perdas de memória, a depressão e retardam o efeito da idade.
A pele escura dos mirtilos e das amoras tem presente um pigmento, a antocianina, que em associação com a vitamina B1 está envolvido na transformação dos nutrientes em energia.
A cor vermelha que caracteriza os morangos e as groselhas deve-se a um carotenóide, o licopeno; este está associado à vitamina C, que poderá prevenir o cancro da próstata. Outros carotenóides como o betacaroteno que está associado à vitamina A podem também estar presentes.
Porquê introduzir frutos vermelhos na sua dieta?
- Antioxidantes neutralizam os radicais livres o que contribui para o retardar do envelhecimento da pele protegendo-a também contra o desgaste causado pelo sol;
- O consumo de frutos vermelhos evita a ingestão de doces, a glucose presente prolonga a sensação de saciedade; os antioxidantes ajudam a queimar gordura;
- Diminuem as alergias devido à presença da querticina (fitonutriente) e podem prevenir determinados tipos de cancro;
- Diminuem o stress diário regulando as reservas de adrenalina nas supra-renais através da vitamina C; esta vitamina aumenta também a eficácia do sistema imunitário evitando gripes e constipações, (uma mão cheia de morangos equivale a uma laranja) e quando associada a antocianinas regula o mau colesterol;
- As antocianinas actuam sozinhas na circulação dos nutrientes e no fluxo sanguíneo.
- Ao ingerir frutos vermelhos está ingerir vitaminas C, B1, B2 e B6, magnésio, fósforo, cálcio, potássio, ferro, zinco, cobre, ácido fólico.
A escolha é variada, os frutos vermelhos podem ser ingeridos em saladas frias, à sobremesa, com cereias ao pequeno-almoço e lanche.
Bom Apetite*